7 de março de 2012

O Ciúmes de Deus

O CIÚME DE DEUS

TEXTOS: EX..20.2/ 34.14/ DT.4.23,24/ EZ.8.3,5/ ZC.8.2/1CO 10.22/ TG.4.5.

É difícil para nós pensarmos em Deus como ciumento. Por isto nada melhor que as Escrituras que nos revela o que Deus fala a respeito de si mesmo nos livrando de errarmos por imaginarmos algo que Ele não é. E Ele diz que é ZELOSO ou CIUMENTO. Temos o exemplo de Jesus no templo quando expulsou os cambistas e os discípulos se lembraram das Escrituras: O ZELO DA TUA CASA  ME CONSUMIRÁ (João 2.17).

- O significado da palavra ZELOSO é a mesma que CIUMENTO e expressa tanto no A.T/ N.T o quanto Deus o homem e o seu povo a ponto de ter saudades, almeja e deseja estar junto, sente indignação quando algo desvia a atenção do seu povo e o tira do centro.

- Na Bíblia aparece o zelo dos homens por Deus, de homens pela casa de Deus e de Deus pelo seu povo.

- Para entendermos melhor podemos fazer um paralelo com o ciúme que nós, os homens sentimos. Há dois tipos de ciúmes que sentimos e um é certo.

1-o ciúme invejoso: eu quero o que você tem e o odeio, o rejeito porque não tenho. É um conjunto de frustração e inveja. Este é errado.

2-o ciúme da relação entre marido e esposa onde a exclusividade e a intimidade não podem ser violadas. O casal que não tem ciúmes quando um terceiro quer entrar no relacionamento está com falta de percepção moral. Este é o certo e assim é o ciúme, o zelo de Deus por nós.

As Escrituras mostram o ciúme de Deus como um aspecto de sua aliança de amor por seu povo. O objetivo da aliança é que Ele tenha um povo na Terra enquanto perdurar a história e depois disso tenha todos os seus fiéis com Ele na glória.
A exigência é lealdade absoluta e total sem limites. Deus dá prova que a união tem o seu devido valor.

- o que provoca o ciúme de Deus é a idolatria do coração e não só de imagens de esculturas e o pecado, tudo que não o agrada.

Quais as ações que o ciúme de Deus o leva a tomar?
1- julga os fiéis entre seu povo que caíram na idolatria e pecado e julga os inimigos da justiça e da misericórdia.
2- Restaura o seu povo depois que o julgamento os purificou e humilhou.
Que possamos entender e viver o amor incomparável de Deus, revelado em Jesus, pois como aprendemos: ELE TEM CIÚME DE NÓS

Nenhum comentário:

Postar um comentário